"Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim". Mateus 15:8
Cristão vota em cristão? A resposta é sim e não. Sim porque se o cristão quiser votar em outro cristão, ele vota e não porque se não quiser não vota, e pronto. A única coisa que um cristão realmente faz é seguir os ensinamentos de Cristo, vivendo tal como Ele viveu, mas sobre questões políticas, Jesus dispensa, claro, que com ressalvas.
A Bíblia foi escrita por muito tempo, e no decorrer deste tempo, os personagens passaram por diversos tipos de regimes políticos e governamentais, nenhum deles passou pela democracia tal como vivemos hoje. No Édem, o ser humano vivia livre numa sociedade justa e perfeita governada por Deus mas já haviam algumas regras, como a liberdade foi questionada, o casal que ali vivia teve que sair e a partir daí percebeu que no novo regime, agora do pecado, as regras e as consequências eram bem mais duras.
Logo que as famílias foram crescendo e povoando o mundo, vieram as cidades, cada uma foi se organizando como bem lhe parecia, uma escolhia um regime ditatorial, outros optavam por monarquias absolutistas, e como ainda havia muito espaço livre no mundo, alguns, como Abraão criavam seus clãs e suas próprias regras. O povo de Israel foi chamado para ser uma sociedade teocrática, passou por uma fase de juízes, depois optaram pelos reis, depois, com as guerras, conheceram outros governos em outros países também.
Neste período, muitos dos personagens participaram ativamente da política, nos mais variados governos e reinos: José, Davi, Daniel, Jeremias, Neemias, Ester, Esdras, Paulo, e tantos outros, ou seja, não é errado participar até mesmo ativamente da política, mas não podemos misturar as coisas, exceto, é claro, no que diz respeito aos nossos valores fundamentais como cristãos. Significa que tenho que votar em que é cristão? Não. Na verdade, os maiores prejuízos que o evangelho sofre é por parte dos cristãos que não praticam o cristianismo (Mateus 15:8). Muitos reis e governadores que não serviam ao Deus de Israel foram grandes ajudadores do povo de Deus, reconstruindo Jerusalém, protegendo a vida dos servos de Deus e até dando apoio militar em algumas ocasiões.
E em que momento Cristo se envolveu com política? A Bíblia não apresenta, porque Cristo não estava preocupado com os reinos deste mundo, mas com o reino de seu Pai. Ele viveu em uma época de um governo corrupto e que cobrava impostos injustos, a fim de acharem argumentos contra Cristo, certa vez os fariseus perguntaram se era justo pagar impostos ao governo e Jesus respondeu: dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Em outras palavras: não vamos misturar as coisas, uma coisa é uma coisas e outra coisa é outra coisa. Ainda assim, foi vítima de perseguição política. A decisão é sua, não deixe que ninguém tome por você, independente do cargo ou posição hierárquica. Independente de qual for a sua escolha, que seja consciente, não mandada nem motivada por mentiras.
Conheça nossas Redes sociais:
FACEBOOK | GOOGLE + | INSTAGRAN | YOUTUBE | TELEGRAM | TWITTER
www.rodrik.esy.es
Nenhum comentário:
Postar um comentário